quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O que se vê em Marte #25



Caramel ou no original Sukkar Banat




O filme mais feminino que vi em 2008, sem dúvida. Cheio de pormenores e verdades acutilantes. O Líbano parece tao longe e no entanto temos tanto em comum, no fim, provavelmente temos todos mais em comum do que em divergência. Curioso saber que no Líbano há Católicos Apostólicos Romanos, estranha combinação.

A quem não viu aconselho vivamente.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

20 anos depois...

Uma das mais marcantes recordações de infância que tenho é, sem dúvida, o incêndio do Chiado. Provavelmente muito pouca gente com a minha idade se recordará da intempérie, mas eu, por viver perto da zona (Costa do Castelo) e por sempre ter tido uma relação estreita com a cidade, lembro-me da agonia que senti.O Chiado era lugar frequentado quase diariamente e a minha mãe trabalhava lá perto. Pelo que naquela manhã estranhámos o telefonema: "O Chiado está a arder!". Rumámos ao Castelo de S. Jorge onde já se reunia uma pequena multidão, munida de máquinas fotográficas e câmaras de filmar. Lembro-me de ver as labaredas e o fumo e tinha apenas 6 anos. Faz 20 anos.Hoje o Chiado é um espaço renovado e moderno, conseguiu recuperar da catástrofe e é lugar onde confluem culturas e diversidades. A renovação deixou orfã o resto da Baixa, onde se verifica urgente futuras decisões camarárias.Sempre que chego ao Chiado sinto-me Europeia, mas sinto também que ainda há muito por fazer por esta cidade. A ver se os decisores acordam para a vida!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

...de se escrever #5

Na pastelaria a senhora chorava. As lágrimas saltavam-lhe dos olhos, não conseguia controlar. Disse-lhe que não precisava de chorar, tinha era de se rir. Falava tão depressa que conseguiu contar-me a sua história em 15 minutos, pouco tempo para uma vida tão cheia. As lágrimas passaram e as recordações, com um puzzle, mapearam seu sorriso aberto que nos recebeu como novos habitantes na sua vida.
Dizia, emocionada, fiz anteontem 69 anos, a minha surpresa foi dupla, não só pela senhora aparentar 55, como por meu dia ser comum ao dela. Comuniquei-lhe curioso facto.
Ai menina, dizia, tão bonita, e fez quantos? E a forma sincera e cuidada como me deu os Parabéns foi a mais bonita de todas. De uma estranha, de uma pessoa a quem tinha pedido um café e um pastel de nata ainda esta manhã, passou a alguém com quem entabelei conversa da qual posso retirar tão puro significado.
Há dias assim. É preciso é abrirmos os olhos como diz o amigo P que presenciou o que se passou.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Estado de Marte #6


 

Modo FÉRIAS. Vou para o Festival do Sudoeste, ouvir muita música boa, outra menos boa e como sempre, ter algumas surpresas musicais. 

Depois vou passar uma semaninha na costa alenteja com muita praia e sol. 

Trarei novidades na volta.