sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Banksy - Um cidadão do Mundo





Banksy é um artista urbano Inglês nascido em 1974. A irreverência deve ser uma das suas palavras de ordem a avaliar pela sua obra que pode ser vista aqui. Num mundo e numa época em que parece já estar tudo inventado, um artista como este...enfim, é o que se quer. Banksy ilustra o mundo, usa a realidade: a rua, para com as suas ilustrações subverter a noção mais transparente do mundo. Acho.

Tenho pensado bastante em tudo isto, e não é só por apreciar a obra de Banksy que o elogio aqui, é por achar que, obviamente numa perspectiva muito leiga e intuitiva, tudo é uma reinvenção. O revivalismo reciclado até pode ser muito bom, mas a sensação que se me assoma é que precisava de alguma coisa que me surpreendesse por completo. Ouço música nova todas as semanas, mas parece que já a ouvi em algum lugar. Vejo filmes todas as semanas e nada me parece surpreendentemente original. Será que me tornei exageradamente crítica?


4 comentários:

via disse...

não conhecia e tem muita graça, tive de olhar várias vezes para me certificar se havia ou não buraco! Bom fim-de-semana!

m@tix disse...

huiii fenomenal, o site foi já para meus favoritos!!!!
Sempre gostei deste tipo de arte de rua, completamente comtemporânea.
E Banksy é sem dúvida um verdadeiro artista, a sensibilidade, o aproveitar estruturas, o enquadramento e a qualidade dos graffiti´s está espectacular!!!
Bem e dá para guardar as fotos o que é melhor ainda para meu arquivo,lollol
Não conhecia!, obrg pela partilha
;)
Bj

Martini disse...

Olá via, viste o site? Tem muitas coisas engraçadas!:)

m@tix, de nada:) a figura de banksy tb é muito curiosa, ninguém sabe quem ele é e os próprios pais não sabem que o filho é artista! Tudo envolto em controvérsia!

Mónica disse...

muito bom!

(palpite para a exigência: tás a ficar velha :DDD)