segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O que se vê em Marte #6 - There's Something About Brando: Doc Lisboa [Le Finale]



Para terminar a incursão anual mais intensa no mundo documental, vi Manufacturing Dissent: Uncovering Michael Moore.
Sinceramente não me aqueceu nem me arrefeceu, com excepção de alguns pormenores.
Que o rapaz não se rege pelas regras mais claras para atingir os seus objectivos: mostrar a sua verdade, já nós sabiamos. A questão é que a forma como o documentário está construído não é muito clara para mim. Não gostei da estrutura e da lógica que a jornalista seguiu e, no fim, penso que afinal usa os mesmos meios que critica em Moore. Subverte os próprios conceitos do realizador para conseguir o seu documentário, o que seria, com certeza, o seu objectivo, mas não me convence.
À noite, tarde para quem trabalha, alguns resistentes espalhavam-se pela sala do S.Jorge (não foi só a minha infância que me iludiu, a sala é mesmo grande), para ver Brando.
Tenho um fraquinho pelo Marlon há alguns anos, pelo menos desde que li uma biografia não autorizada do rapaz (são as mais interessantes), por isso mesmo queria confirmar alguns pormenores. E ver Brando. Ver Brando não cansa.
O filme é demasiado longo, mesmo para quem gosta de Brando. Fala exaustivamente sobre a maior parte dos filmes, sobre o seu génio (o homem era um artista pá!), sobre o célebre "método", que inflenciou gerações de actores que hoje em dia continuam a prestar-lhe sincera homenagem. É impressionante ver John Turturro, Al Pacino, Johnny Depp, Jane Fonda, Robert Duvall, entre outros, falarem sobre Brando.
Faltaram uns fios que gostaria de ter visto explorados, como a importância que tiveram os seus primeiros anos em NY, nos quais o convívio com a intelectualidade judaica da época foi determinante na formação artística de Brando. A sua relação com o realizador Elia Kazan, com quem fez uma série de filmes. E os anos 60 na vida cinematográfica de Brando (só falam com alguma incidência da Revolta na Bounty, se não estou em erro).
Mesmo assim, saí muito satisfeita!


AN ACTOR IS AT MOST A POET AND AT LEAST AN ENTERTAINER
Marlon Brando

5 comentários:

manhã disse...

não vi, mas pelo comentário devia ter visto.

manhã disse...

o brando do último tango seduz-me mais que este dos primeiros filmes!boa noite! espero que o braço não doa mais.

Martini disse...

Olá manhã!

O documentário é bom! Talvez passe em alguns cinemas proximamente!

O braço é um caso complicado, mas obrigada pela preocupação :)

Boa noite

PS: E esta conversa sobre o Brando ja é antiga ;)

manhã disse...

já é antiga? de que modo?

Martini disse...

Ora, já tivemos esta conversa algures num membro inferior esquerdo!
Se é que me entendes!