segunda-feira, 26 de maio de 2008

Imagens (literalmente) de Marte #4



«A NASA acaba de revelar novas e surpreendentes imagens de Marte, captadas com o recurso a potentes instrumentos científicos, nomeadamente o sistema High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) existente na Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). A missão está a revelar alguns dos mais excitantes pormenores da geografia do planeta Vermelho, que podem ajudar a desvendar o passado remoto do planeta e a possível existência de água.

Segundo os peritos do Jet Propulsion Laboratory da NASA, a análise das imagens recolhidas permite equacionar a existência de camadas de depósitos de gelo e pó, indiciando mesmo «variações dinâmicas do clima» no planeta, explicou um dos cientistas da agência espacial norte-americana, Scott Murchie.

Citado pela Reuters, outro dos investigadores envolvidos na missão, Richard Zurek, confidenciou que só agora «estamos a ver a nova Marte» , de tal forma que, recorrendo aos poderosos instrumentos científicos existentes na MRO, é possível comparar com «igual ou maior exactidão» a informação sobre o planeta Vermelho do que se «estivéssemos a sobrevoar a Terra num avião comercial» , sublinhou.

A MRO foi lançada para o espaço em 2005 e desde então tem desenvolvido um trabalho precioso a mapear a superfície de Marte, monitorizar a atmosfera e procurar qualquer evidência sobre a existência de gelo e água. A sonda está igualmente a analisar os melhores locais para a aterragem de uma futura missão que levará o primeiro Homem àquele planeta

Entre o dia 29 de Setembro até 6 de Outubro, os instrumentos científicos da sonda «localizaram dezenas de locais que reflectem diferentes episódios da história de Marte» . É possível que nos próximos dias sejam reveladas novas imagens de Marte como nunca antes foi visto.»

Fonte: Mundo PT

2 comentários:

manhã disse...

aridez pura e um frio de morte, à esquerda, pelo contrário, ´sopra uma brisa e há um solzinho que nos aquece.
tens um desafio no blog.
bjo

Mónica disse...

imagens de marte com má memória muito pessoal :DDDD