segunda-feira, 25 de agosto de 2008

20 anos depois...

Uma das mais marcantes recordações de infância que tenho é, sem dúvida, o incêndio do Chiado. Provavelmente muito pouca gente com a minha idade se recordará da intempérie, mas eu, por viver perto da zona (Costa do Castelo) e por sempre ter tido uma relação estreita com a cidade, lembro-me da agonia que senti.O Chiado era lugar frequentado quase diariamente e a minha mãe trabalhava lá perto. Pelo que naquela manhã estranhámos o telefonema: "O Chiado está a arder!". Rumámos ao Castelo de S. Jorge onde já se reunia uma pequena multidão, munida de máquinas fotográficas e câmaras de filmar. Lembro-me de ver as labaredas e o fumo e tinha apenas 6 anos. Faz 20 anos.Hoje o Chiado é um espaço renovado e moderno, conseguiu recuperar da catástrofe e é lugar onde confluem culturas e diversidades. A renovação deixou orfã o resto da Baixa, onde se verifica urgente futuras decisões camarárias.Sempre que chego ao Chiado sinto-me Europeia, mas sinto também que ainda há muito por fazer por esta cidade. A ver se os decisores acordam para a vida!

2 comentários:

Mónica disse...

tem piada a tua memória!
no dia seguinte ao incêndio cheguei da suiça (onde fui apanhar abricots :P) e fui de taxi de sta apolonia ao rossio e o homem do taxi n se calava com a história, estava chocado com a minha ignorância ("meu sr. na suiça n há noticias de portugal") e queria por força mostrar-me e eu queria era ir para casa :DDDD

Martini disse...

Numa escala menor, tal como no 11 de Setembro, vim a aperceber-me, que a maior parte das pessoas com mais de 30 anos se lembra de onde estava quando foi o incêndio do chiado.
Eu lembro-me porque estava ali tão perto..